Cinco estratégias de marketing para alavancar as vendas no varejo

Cinco estratégias de marketing para alavancar as vendas no varejo

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Desde o início da pandemia da Covid-19, a sociedade está vivenciando um agravamento em números de desemprego, consequentemente diminuindo o poder aquisitivo das pessoas. Para minimizar os impactos deste cenário em seu negócio, é necessário que os lojistas utilizem de táticas e estratégias de incentivo a seus clientes, como promoções diárias, implementação da inteligência artificial no mapeamento do perfil do consumidor, além de aplicar conceitos do marketing em seu negócio, como o cross-selling e sampling.

Os métodos podem ser aplicados em todos os segmentos do varejo, seja em lojas físicas ou e-commerces. Abaixo listo cinco exemplos de ações que podem alavancar as vendas de lojistas.

Cross-selling

A estratégia nada mais é do que produzir uma venda cruzada, ou seja, comercializar um produto e oferecer outro que o complementa. Um exemplo clássico é a venda de combos em hamburguerias, onde o cliente compra o lanche e paga no máximo R$2 mais caro para receber também batatas e refrigerantes. Trazendo essa realidade para os supermercados, podemos pensar na venda de uma máquina de café e oferecer as cápsulas aos consumidores, mas vale ressaltar que os produtos devem ser vantajosos para o cliente, ativando um gatilho mental no comprador.

Utilização de Inteligência Artificial

A inteligência artificial pode ser utilizada de diversas formas para impactar um negócio. Uma das principais dela é poder traçar o comportamento e histórico de consumo de seus clientes, produzindo promoções e ações personalizadas para cada tipo de personalidade. Essa prática é muito comum no e-commerce, observamos ela principalmente quando um site sugere um produto para o consumidor, com base em seu histórico de pesquisas e gostos. Inclusive, ela pode ser aplicada também em promoções na loja física, mapeando quais são os itens mais e menos comprados pelos consumidores.

Também é possível utilizar a IA no planejamento de estoque de sua loja. Com a utilização de algoritmos e estudo de dados, conseguimos planejar com antecedência reposições de produtos, precificação de itens das lojas, organizar seu estoque, dentre outras atividades.

Por fim, também podemos utilizar esta tecnologia em clubes de vantagens do varejo. Ela permite direcionar promoções específicas do cliente de acordo com seu perfil de compra, além de oferecer itens com preços mais vantajosos aos clientes cadastrados no clube.

Sampling

De forma resumida, sampling é a entrega de amostra grátis de produtos aos clientes. A prática é realizada para estimular os consumidores a experimentar novos itens, e consequentemente, comprá-los no futuro.

Essa ação, muito comum no presencial, também pode ser adaptada a vendas virtuais. Um exemplo disto é enviar para o cliente, juntamente de sua compra, uma demonstração de outro produto. Seja por meio digital ou presencial, ela é fundamental para mapear o perfil de seus consumidores, estreitar laços e aumentar também suas vendas. Vale ressaltar que essa prática fica ainda mais eficiente atrelada a IA, quando o varejista já conhece o perfil de seus clientes e consegue oferecer produtos com exatidão.

Promoções diárias

Popular em supermercados, as promoções diárias são fundamentais para garantir a satisfação do comprador, além de alavancar as vendas de produtos específicos. Diversos são os itens que podem ser incluídos neste modelo, cito alguns exemplos: segunda da limpeza, quarta da cerveja e a quinta do vinho.

Multicanais de vendas (Site e Redes Sociais)

Com a pandemia e a necessidade da população de ficar em casa, nunca foi tão necessário ter formatos digitais de venda e delivery de seus produtos. Além do tradicional site próprio, o e-commerce, também é possível abrir o leque de opções e investir em algo que vem ganhando cada vez mais força, as redes sociais. Estamos percebendo um aumento significativo nos marketplaces em mídias sociais, com destaque para o Instagram e WhatsApp, e investir neste mercado pode ser fundamental para aumentar os clientes de uma marca, trazendo comodidade e velocidade em sua operação.

 

Por: Amilcar Pavan

Veículo: NewTrade

 

Ponto Varejista

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