COMO A FALTA DE ESTOQUE GERA PERDA DE CLIENTES?

COMO A FALTA DE ESTOQUE GERA PERDA DE CLIENTES?

COMO A FALTA DE ESTOQUE GERA PERDA DE CLIENTES?

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A busca constante pela satisfação dos clientes e crescimento do negócio são fatores que compõem os objetivos dos mais diversos ramos de empreendimentos. Contudo, um dos maiores inimigos no alcance desses objetivos é a falta de estoque e controle dos seus processos produtivos.

Nesse sentido, quando um consumidor está disposto a adquirir um produto, ele espera que você tenha em seu estoque exatamente o que ele procura, na hora e do jeito que ele deseja. Por esses motivos, se você não está preparado para atender às suas necessidades, seu negócio corre o grande risco de perder um número considerável de clientes, os quais sairão frustrados e em busca do produto no mercado concorrente.

Além disso, a reputação da marca e a confiança dos clientes serão certamente afetadas. Por esse motivo, evitar que o desabastecimento ocorra atua como fator indispensável na conservação da força da empresa no mercado. Veja como a gestão de estoques é uma das praticas para reduzir os custos nas empresas

3 falhas recorrentes na falta e gestão de estoque

Gerenciamento ineficaz

Uma gestão de estoque ineficiente resulta, em grande parte, de um procedimento falho na contagem dos itens estocados. O gerenciamento manual é, portanto, passível de erros que poderão impactar negativamente o empreendimento e os processos produtivos. Desse modo, disciplina e organização tornam-se aspectos elementares para o funcionário responsável pelo reabastecimento e controle do estoque.

Escolha incorreta do fornecedor

A escolha de um bom fornecedor tem início na verificação da versatilidade e compromisso oferecidos pelo mesmo. Somado a isso, a agilidade com que os produtos demandados são entregues é fator crucial e uma das praticas para reduzir os custos nas empresas para que o comerciante possua, dentro do período estipulado, os itens necessários.

Previsão imprecisa de vendas

A previsão de demanda nada mais é do que prever a quantidade do seu estoque de acordo com a necessidade do cliente. Apesar de parecer um assunto simples, prever é a dificuldade de inúmeras empresas ainda hoje. Desse modo, se você possui uma empresa que domina o assunto, consequentemente você poderá, também, dominar seus concorrentes.

Uma previsão de vendas realizada com cautela garante a antecipação de necessidades futuras. Assim, o abastecimento preciso do estoque pode ser alcançado.

Quando você conhece as necessidades do seu cliente, você está propenso à:

  • Possuir em estoque o produto desejado pelo cliente no momento em que ele deseja;
  • Conquistar a fidelidade do cliente;
  • Possuir velocidade nos processos de vendas;
  • Garantir a qualidade do serviço oferecido;
  • Conseguir um planejamento financeiro melhor de sua empresa;
  • Possuir equilíbrio entre produtos no estoque e a demanda dos clientes.

Como descrito, além de afetar o cliente, uma má previsão de demanda, afeta a sua própria empresa, gerando desperdícios nos processos produtivos. Ainda, é possível citar a importância de uma previsão de demanda quando você ocupa um espaço do seu estoque desnecessário, o qual muitas vezes retira o lugar daquele produto que necessita ser estocado em maior quantidade.

Impactos gerados pela falta de produtos em estoque

Perda de oportunidade

Quando um cliente se dirige ao seu empreendimento em busca de um produto, significa que ele já passou por todo o funil de vendas: foi atraído pela mercadoria, considerou seu negócio como a melhor opção e finalmente se decidiu pela compra. Desse modo, com a falta de disponibilidade do produto, seu estabelecimento priva-se de uma oportunidade imensa de fechar uma compra praticamente certa.

Desinteresse do consumidor

Grandes são as chances de que o consumidor desista de seu estabelecimento caso não encontre o item desejado. Clientes desestimulados optam pela comodidade das vendas online ou pela busca de empreendimentos concorrentes.

Prejuízo para o seu empreendimento

Caso o consumidor procure o estabelecimento para uma compra e não consiga efetuá-la em razão da ausência do produto em estoque, há prejuízo para o vendedor pela compra não realizada, o que demonstra a importância de um armazenamento devidamente calculado e que atenda à demanda dos clientes.

Soluções inteligentes para a gestão prevenção da falta de estoque

Para as empresas que se identificam com essa situação e necessitam organizar melhor seus produtos, a utilização de um software de gestão de estoque integrado é uma boa opção para aperfeiçoar os processos de estocagem e demanda de novos produtos.

Uma das grandes vantagens de valer-se de um sistema de controle de estoque é, portanto, a automação dos registros. Por meio dessa ferramenta é possível estabelecer uma cadeia de informações e processos que facilitam o acompanhamento e a redução das possibilidades de erro e necessidade de retrabalho.

Esse sistema é ideal para empresas que possuem grandes quantidades de estoque, as quais demandariam, desse modo, muito tempo para a execução desse controle de forma manual. Somado a isso, o software ainda garante a segurança das informações através de backups automáticos.

Tipos de reposição de estoque

  • Reposição de estoque contínua: Visa a alta rotatividade e o baixo nível de estocagem. Pode promover aumento de custo na compra dos produtos, pois serão demandados em quantidades menores, mas reduzirá gastos com armazenamento.
  • Reposição de estoque periódica: Reposição feita de acordo com a demanda de vendas. Aumentos repentinos podem, portanto, gerar escassez no armazenamento do estoque.

Um conhecimento aprofundado sobre os produtos que possuem mais giro de estoque é importante para garantir uma reposição acertada desses itens. É possível concluir, portanto, que uma análise minuciosa dos interesses do público alvo de cada empresa é também peça fundamental na construção de um empreendimento bem sucedido, possuidor de uma cartela de clientes satisfeitos e fiéis em consequência de um estoque precisamente organizado e sempre em rotatividade.

 

Fonte: Líder Jr.

Ponto Varejista

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