Crescer na crise?

Crescer na crise?

Crescer na crise?

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Pensar em momentos de crise costuma estar associado à medos e inseguranças. Mas será que podemos pensar também em oportunidades?

 

Quando falamos em crise, sabemos que surgem muitos pensamentos negativos na cabeça de qualquer empreendedor. Isso é normal, afinal, todo momento de dificuldade traz grandes desafios. A chegada do covid-19 não foi diferente, trazendo mudanças de rotina inesperadas e muitas inseguranças.

Fechar as portas exigiu que os empreendedores pensassem de forma rápida em soluções para continuar vendendo. Nesse contexto, o que surgiu como um problema, se tornou uma oportunidade para muitos negócios, por meio das vendas online.

A movimentação para o mundo digital já vinha acontecendo e se tornou básica para todos os segmentos. Quem pretendia continuar no mercado precisou migrar para o ambiente online e mudar seus canais de venda e atendimento.

Mas as adequações não poderiam e não pararam por aí. Foi necessário planejar, otimizar custos, negociar com fornecedores e clientes e se diferenciar no mercado.

Tudo foi feito de forma rápida, num processo dinâmico que passou a ser realidade em muitas empresas. Nesse contexto, muitos empreendedores enxergaram novos horizontes, cheios de oportunidades para revolucionar os negócios.

E para te ajudar nessa jornada, trouxemos algumas dicas de como fazer desse limão uma limonada. Bora conferir?

Comece pelo planejamento

Antes de tomar qualquer atitude, é necessário se planejar. Analise todos os seus gastos e identifique aqueles que podem ser reduzidos sem prejuízos às suas atividades. Estabeleça limites de gastos mensais, tendo o cuidado de nunca ultrapassá-los.

Você pode, por exemplo, buscar fornecedores que ofereçam matérias-primas com a mesma qualidade, mas com custos menores. Para quem trabalha com venda de produtos, considere reduzir estoques, assim, você também diminui custos de armazenagem.

Falando de processos, acompanhe seu mercado e busque inovações. Constantemente surgem soluções que visam tornar as atividades menos custosas e podem te ajudar.

Vale, ainda, incentivar o consumo consciente de água e energia elétrica. Pequenas ações têm potencial para gerar uma redução considerável dos gastos.

Vá mais longe: que tal promover eficiência no consumo adotando soluções sustentáveis? Pensar nisso traz benefícios para o seu negócio e também para o meio ambiente!

Saiba negociar

Manter seus pagamentos em dia é de extrema importância, inclusive para não perder credibilidade com os fornecedores. Se, nesse momento, você tiver dificuldades para pagar seus débitos, seja transparente e se disponha a negociar. De conversa franca, podem surgir muitas possibilidades de solução para o problema.

Inicialmente, sempre direcione seus esforços para parceiros com os quais você tenha bom relacionamento. Seja um locador ou um fornecedor de matérias-primas, exponha a situação e suas condições. Você pode considerar extensão de prazos, parcelamentos e até mesmo pagamentos parciais.

Lembre-se: é necessário estar disposto a ouvir. Todos estão passando por um momento difícil e o resultado da negociação deve ser positivo para ambas as partes.

Mude sua estrutura

A evolução exige que mudanças de estrutura sejam feitas. Mais do que reduzir despesas, é necessário buscar outras formas de eficiência, tanto na produção quanto nas vendas.

Quando falamos em produção, busque aumentar sua produtividade. Vale a pena implementar novos processos, conscientizar funcionários e até mesmo realocar funções. Será que aquele seu funcionário do caixa, bastante comunicativo, não se daria melhor atendendo seus clientes e falando sobre produtos?

No momento das vendas, é necessário estar atendo tanto à qualidade dos produtos, quanto da divulgação. Melhor ainda se você conseguir comunicar a qualidade dos seus produtos. Busque destacar atributos, justificar seu preço e atrair novos clientes.

Avalie seu processo de venda, encontre as fragilidades e formas de melhorar. Pequenas modificações podem gerar grandes resultados, pense nisso!

Busque novidades

Num ambiente de modificações, podem surgir grandes oportunidades. Por isso, fique atento ao cenário, entenda a nova realidade, as novas demandas e como você poderia atendê-las.

Pergunte-se como seu produto ou serviço poderia tornar-se ainda mais atrativo para o seu público. Busque formas de inovar, oferecendo um atributo a mais para o seu cliente escolher sua marca em relação às demais.

Ofereça atendimento atencioso e diferenciado. Demonstre preocupação com seus clientes desde o momento da escolha, tirando dúvidas, até o pós-venda, enviando pesquisas de satisfação.

Não pare por aí: garanta comodidade, aceitando diversas formas de pagamento por meio do Cielo Super Link. E o melhor: seu cliente fica satisfeito, você aceita cartões sem maquininha e não paga aluguel, nem taxa de adesão.

As possibilidades são inúmeras, não é mesmo? Acreditamos na capacidade do empreendedor brasileiro de superar obstáculos e se fortalecer a cada batalha vencida. Nesse momento, não vai ser diferente!

 

Fonte: Cielo

Ponto Varejista

O Ponto do Varejista é um portal especialista em compartilhar conteúdos ricos sobre o futuro do varejo. Nosso objetivo é ajudar a rede de varejistas e seus fornecedores a serem mais rentáveis, sustentáveis e protagonistas de seus negócios. Inovação, gestão estratégica e melhores práticas no varejo fazem parte das nossas publicações diárias.

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