Por que a exposição dos produtos de uma farmácia é tão importante para aumentar as vendas?

Por que a exposição dos produtos de uma farmácia é tão importante para aumentar as vendas?

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Como todo empresário, o empreendedor de farmácia tem o lucro como objetivo, que está diretamente ligado ao número de vendas.

Portanto, um ponto fundamental a ser considerado é a organização da loja com a correta exposição dos produtos, já que isso é apontado por especialistas como decisivo para o aumento da comercialização.

A explicação é simples: grande parte dos consumidores não costuma perguntar pelo produto que não encontra e vai esquecer ou deixar para depois. Se a exposição é bem feita, ela chama atenção do cliente e leva-o a realizar a compra.

No varejo farmacêutico, com exceção dos medicamentos – que não necessitam de exposição, pois são prescritos –, todos os outros artigos, como medicamentos isentos de prescrição e produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, devem ficar bem expostos, e algumas regras principais devem ser seguidas:

  • É importante que os itens expostos sejam “departamentalizados”: todos os xampus expostos juntos, todos os cremes hidratantes também, e assim por diante;
  • Os departamentos devem ser localizados com cartazes no alto, uma facilidade ao consumidor para encontrar o que procura, e os itens em exposição precisam estar bem classificados para evitar confusão ao olhar do cliente;
  • As marcas líderes, os produtos mais lucrativos e os que passam imagem de inovação na sua categoria devem ficar na altura dos olhos;
  • Abaixo da linha dos olhos, devem ser colocados os itens de preço mais baixos;
  • Mercadorias em promoção, ou em fase sazonal, merecem exposição adicional;
  • No início de cada seção precisam estar os produtos mais lucrativos e, no fim do fluxo de passagem, podem ser colocados aqueles que geram visitas na loja. Exemplo: produtos considerados acessórios, na seção infantil, ficam no início e, no fim, as fraldas;
  • A marcação de preço nas prateleiras é muito importante, porque o cliente tem receio de comprar produtos sem conhecer o preço, e ficar perguntando o valor de tudo o deixa constrangido;
  • As cestas podem ser uma opção no caso de produtos grandes, além de incentivar o cliente a comprar mais produtos;
  • O consumidor, ao entrar na loja, normalmente caminha três ou quatro metros antes de diminuir o passo e começar a prestar atenção nas mercadorias. Portanto, este local é o mais apropriado para as exposições de vendas;
  • Outros pontos fortes para exposição são os produtos que se encontram nas pontas das gôndolas, onde os clientes têm que fazer a curva e ficar em frente dos displays por mais tempo;
  • Os locais próximos ao caixa, também, vendem muito bem produtos de baixo custo unitário, que permitem uma decisão rápida de compra;
  • Locais próximos ao balcão de atendimento, onde as pessoas, muitas vezes, esperam por algum tempo para serem atendidas, são lugares muito bons para expor promoções.

Com o trabalho de exposição bem feito, o empreendedor de farmácia, por um lado, propicia a economia do tempo do cliente, facilita sua compra e ainda faz com que ele se lembre de suas necessidades e, por outro, aumenta suas vendas e a margem de lucro e, ainda, melhora a imagem da sua loja.

Na hora de organizar a exposição, não esqueça: produto que não é visto não é comprado.

Ponto Varejista

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