Ter um plano de negócios é fundamental para o sucesso da empresa

Ter um plano de negócios é fundamental para o sucesso da empresa

Ter um plano de negócios é fundamental para o sucesso da empresa

Digiqole ad

Ter o próprio negócio é a realização de um sonho de muitos empreendedores, mas apenas uma boa ideia não é o bastante. De acordo com os dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), aproximadamente um quarto das empresas dos setores de comércio e serviços no Estado de São Paulo fecha as portas antes mesmo de completar dois anos de atuação.

A falta de êxito muitas vezes está relacionada à ausência de um plano de negócios. “É uma ferramenta comumente utilizada para que o empreendedor consiga materializar em um documento escrito quais são os aspectos importantes para o negócio, como posicionamento estratégico e planos de marketing, operacional e financeiro”, explica o professor do curso de pós-graduação em Gestão de Negócios e de Gestão Estratégica da Inovação do Centro Universitário Senac, César Akira Yokomizo.

Ao analisar esses pontos antecipadamente, é possível identificar os riscos e tratá-los antes mesmo que apareçam, aumentando, assim, as chances de sucesso.

A empresa de soluções de gestão de escritórios contábeis e gestão empresarial Sage Brasil faz uso dessa estratégia, a fim de trabalhar com todas as áreas de forma intuitiva, discutindo o mercado e a persona que deseja impactar como negócio e cliente. “Esse método é muito importante para a sobrevivência das empresas. Não adianta desenhar um plano de negócios e deixá-lo na gaveta. É necessário remodelá-lo sempre que necessário para garantir que a proposta seja viável, tendo em mente qual é o foco e o cliente que deseja atingir”, alerta o diretor de marketing, Osvaldo Meneghel.

A assessoria técnica da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) ressalta que foram desenvolvidas ferramentas mais visuais e dinâmicas que facilitam esse processo de elaboração e entendimento. Entre elas, está o Canvas, que significa “tela” ou “quadro”, e permite que o empreendedor “desenhe” o seu plano de negócios, oferecendo uma visão geral da empresa e facilitando a identificação de incoerências.

 

Fonte: Fecomercio

Ponto Varejista

O Ponto do Varejista é um portal especialista em compartilhar conteúdos ricos sobre o futuro do varejo. Nosso objetivo é ajudar a rede de varejistas e seus fornecedores a serem mais rentáveis, sustentáveis e protagonistas de seus negócios. Inovação, gestão estratégica e melhores práticas no varejo fazem parte das nossas publicações diárias.

Posts relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *